
Uma mulher da Califórnia, apaixonada por malhação e mãe de três filhos, está tendo que se defender após publicar uma foto controversa que indignou usuárias do Facebook. Ela vem recebendo milhares de críticas que a acusam de humilhar mulheres obesas.
Na foto à esquerda, Maria Kang, 32, posa em um top e shorts de ginástica e exibe seu corpo toneado com um abdômen definido, cercada por seus três filhos, hoje com um, dois e quatros anos respectivamente. A foto contém a pergunta “Qual é a sua desculpa?” A foto se tornou viral, com mais de 16 milhões de visualizações no Facebook, e gerou mais de 12.000 comentários. Embora muitos desses comentários sejam positivos e em apoio ao seu estilo de vida, boa parte são ofensas, xingamentos, e ataques pessoais a ela, rotulando-a desde uma mãe detestável e falsa, e até mesmo a acusando de bullying.

Em entrevista, segundo ela, a frase “Qual é a sua desculpa?” era apenas uma frase popular que ela tomou emprestada de diversas campanhas de conscientização sobre exercícios. “Minha intenção era dizer, ‘Eu sei que você pensa que seus filhos a impedem de manter um corpo bonito. Mas se eu posso, você também pode’”, diz a atleta.
Nascida em Sacramento, na Califórnia, Maria Kang já foi vencedora de concursos de beleza e fundou a organização sem fins lucrativos Fitness Without Borders em 2007. Ela também já sofreu de bulimia. Kang diz que entende porque algumas pessoas reagiram de maneira tão defensiva, e explica: “As pessoas sofrem muito com a questão do peso. Quando você se torna mãe, as expectativas são muito altas e você precisa enfrentar muita pressão para ter tudo e ser tudo, e ainda se manter saudável. Acho que algumas mães viram a foto e acharam isso ridículo. Foi muito frustrante. Ser chamada de péssima mãe e pessoa ruim me magoou muito”.
Embora tenha publicado a foto em sue perfil um ano atrás, Kang percebeu que estava sendo muito compartilhada mais recentemente, e que estava gerando uma enorme quantidade de comentários negativos a seu respeito. Por isso ela publicou a foto novamente para seus mais de 72 mil seguidores, seguida de um texto que ela admite ter sido mais uma explicação do que um pedido de desculpas;
“É triste que vocês interpretaram essa imagem de forma tão negativa. Não vou entrar em detalhes sobre minha luta contra distúrbios alimentares, problemas genéticos, meus dois trabalhos, minha falta de uma babá, o fato de eu não ser naturalmente magra e de que eu não sou personal trainer”, escreveu ela em um trecho de sua declaração. “O que eu vou dizer é isto: O que vocês escolheram interpretar é culpa de vocês e não minha. O primeiro passo para ter controle sobre sua vida, seu corpo e seu destino é ser responsável pelo que você pensa e diz. Eu não criei esse problema. Então, se quiserem continuar odiando essa imagem, é melhor se acostumarem a odiar muitas outras coisas em suas vidas.”

Kang se exercita entre cinco e seis dias por semana por uma hora, sendo meia hora de musculação e meia hora de aeróbica, que pode ser uma corrida, subida de escadas, uma aula de spin ou zumba. Embora pareça impossível cumprir um cronograma regular de exercícios enquanto cria três filhos e administra dois negócios, ela diz que divide seu tempo da melhor forma para que tudo dê certo. Por exemplo, ela não assiste TV e acorda sempre às 6 da manhã. “Quando levo as crianças para brincarem no parque, estou sempre me exercitando. Não fico sentada mexendo no meu smartphone”, diz Kang. Ela também recebe muita ajuda de seu marido, David Casler.
Casler, que sofreu um trauma cerebral em um ataque a bomba no Iraque, onde trabalhou como segurança, não pode mais trabalhar. No entanto, ele faz trabalho voluntário na organização de auxílio em desastres Team Rubicon, composta por veteranos da fuzilaria naval dos Estados Unidos.
Esta não é a primeira vez em que uma mãe sarada causa ódio nas redes sociais. No mês passada, uma dona-de-casa de Los Angeles recebeu críticas após publicar uma foto sua levantando pesos durante um treino de CrossFit.
Kang conclui que tudo na vida depende de sua força de vontade – seja para recuperar de um ataque, como seu marido, ou para ficar em forma enquanto cria um trio de meninos. “Sua reação mostra seu estado de espírito”, ela diz, se referindo às diferentes interpretações de sua foto. “Só espero que aquelas pessoas que se sentiram totalmente ofendidas se dêem conta de que podem controlar seus próprios destinos, e de que não há desculpa para não arranjar tempo para si mesma”.


terça-feira, outubro 22, 2013
Marcelo Jr
Categoria: 


