Tradicional Festival da Itália vinha apostando em filmes alternativos; tática este ano é apoiar a indústria de Hollywood
O Festival de Cinema de Veneza 2011 vai apostar em Hollywood. Em entrevista nesta quinta-feira, 1, Marco Müller, diretor do evento, confirmou a aproximação do Festival de Veneza com a indústria do cinema americano. Em anos anteriores, a Itália estendia o tapete vermelho para "filmes alternativos, independentes e pouco conhecidos". Mas neste ano o lado "cult" vai virar simplesmente "pop". 10, dos 22 filmes da disputa, são falados em inglês. E a primeira semana do festival é recheada de estrelas de Hollywood.
George Clooney já exibiu "Tudo pelo poder". Também há as Novas produções de David Cronenberg (A Dangerous Method) e Roman Polanski (Carnage). Além das estrelas Kate Winslet, Matt Damon, Jude Law, Philip Seymour Hoffman e Gwyneth Paltrow (veja galeria de fotos abaixo). Até mesmo a cantora Madonna está no Festival. Madonna chegou a Veneza e já foi clicada por paparazzis de plantão. A Rainha do Pop está lançando seu segundo trabalho como diretora, "W.E.". Na galeria de fotos abaixo, fãs da Itália mostram cartazes de Madonna. E também tem Al Pacino, que ainda vai lançar o longa-metragem "Wilde Salome".
"Procuramos estreitar a relação com o cinema americano a cada ano", explicou o diretor do festival, Marco Müller. Mas por que apenas a primeira semana do festival é recheada de estrelas de Hollywood? A explicação está no Festival de Cinema de Toronto, que começa no próximo dia 9 de setembro. As estrelas de Hollywood querem passar pelo tapete vermelho da Europa, em Veneza, na Itália, e logo depois desembarcar no Canadá, curtindo os holofotes de Toronto. O sonho maior? Somar pontos para chegar ao Oscar 2012 em seu auge.
"É importante para atores e diretores conquistarem prêmios e divulgarem seus trabalhos em festivais de todo mundo. Veneza e Toronto são essenciais para qualquer artista. Mas é claro que a Copa do Mundo do cinema continua sendo mesmo o Oscar. Mas qual seleção não gosta de chegar à Copa com a moral elevada, com títulos conquistados? Vamos observar bem os resultados desses festivais para traçarmos a previsão do Oscar 2012", comentou o crítico Ícaro Garcia. O 68º Festival de Cinema de Veneza, na Itália, vai até o dia 10 de setEMBRO.
Fonte: Site Os Paparazzi


sexta-feira, setembro 02, 2011
Taiany Moraes
Categoria: 


