quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seleção de vôlei masculino em Cuiabá dia 17

alt

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Antônio Azambuja anunciaram na tarde desta quinta (1) que Cuiabá será sede do campeonato Sul Americano de Voleibol Masculino entre os dias 19 e 25 de setembro, evento que prepara em parceria com a Confederação Mato-Grossense de Voleibol.


No anúncio o chefe do Executivo disse que sete seleções da América Latina vão disputar duas vagas para o Mundial de Volei no Japão e as três primeiras colocadas também terão vagas garantidas nos jogos das Olimpíadas de 2012, em Londres (Inglaterra).

Entre as seleções disputarão o campeonato: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Colômbia e Paraguai. “O passo inicial para quem vai disputar as Olimpíadas em 2012 começa aqui em Cuiabá. Um evento importante que era para ser realizado em Manaus, mas veio para Cuiabá por alguns problemas que ocorreram lá. Então, a Confederação Brasileira de Voleibol avaliou toda a estrutura e as boas condições do Ginásio Aecim Tocantins, e definiu promover aqui esse campeonato”, destacou o secretário Azambuja.

O evento contou com a presença do presidente da Confederação Mato-Grossense de Voleibol, Nicanor Lopes Filho, que explicou que toda organização deve ficar por conta da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSAV). “A organização deve ficar com Confederação Sul Americana de Voleibol e com várias empresas envolvidas que estão em andamento nas negociações", explicou Filho, que representa a CSAV. Os jogos serão transmitidos pela Rede Globo.

Segundo ele, a ideia é que a seleção brasileira jogue no horário das 20h. Ele acredita que a Confederação divulgue toda a programação uma semana antes dos dias que acontecerão os jogos.

Azambuja disse que o investimento para realização deste campeonato está em torno de R$ 700 mil. “Esses investimentos são patrocinados pela Confederação para realizar o evento no Estado”, complementou. “Isso é uma oportunidade de mostrar para o Brasil que Cuiabá também está inserida no calendário esportivo em todas as modalidades que o campeonato oferece. Estaremos atraindo não só torcedores de diversos países como também estaremos fomentando e fortalecendo a nossa economia”, salientou Silval.

A seleção brasileira dever chegar à capital no próximo dia 17 e as demais seleções no dia 18. Questionado sobre como deve ficar a segurança pública na realização dos jogos, Silval prevê algumas ações. “Fizemos convênios para comprar equipamentos e monitoramento para o sistema de segurança, treinamento de cães farejadores para ajudar os agentes da Polícia Militar. Não só nesse evento, mas para outros também que ocorrerão aqui. Temos exemplos da 47ª Expoagro e Festival de Inverno de Chapada, que obtiveram baixos resultados de ocorrências negativas”, concluiu.

Everaldo Galdino - Da redação
Foto: Mary Juruna